Governo esclarece que antes do asfalto está em curso uma operação tapa-buracos

Primeiro é preciso tapar os buracos, justifica prefeitura
Secom/Gidelzo Silva

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus, Isaac Albagli, informou que já foram iniciados os serviços preliminares necessários para a obra de recapeamento asfáltico das principais vias da cidade. O secretário explicou que, neste tipo de obra, antes da aplicação do asfalto (concreto betuminoso usinado a quente), deve ser executada uma Operação Tapa-Buracos, com o objetivo de regularizar o leito, corrigindo os possíveis desníveis da pista e, com isso, garantir maior durabilidade do trabalho. Esta semana, a operação foi iniciada na Rua da Linha, no bairro da Barra.

Isaac Albagli reiterou que a obra de recapeamento asfáltico, que se encontra sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e cuja ordem de serviço foi assinada no último dia 28 de abril, pelo governador Jaques Wagner, beneficiará as ruas de maior movimentação de Ilhéus. Estão previstas melhorias no tráfego na Avenida Itabuna, no acesso ao bairro São Miguel, na Avenida Princesa Isabel, na Rua das Oficinas (acesso à ponte do Pontal), entre outras.

 “Para outros logradouros, que ainda possuem pavimentos em estado razoável, está prevista uma requalificação, processo que consiste na aplicação de uma lama asfáltica com a finalidade de eliminar eventuais poros e rachaduras. Essa estratégia evita a infiltração de água e, consequentemente, o surgimento de buracos”, esclareceu, adiantando que técnicos da Conder já estão realizando o levantamento dessas localidades.

Sinalização - O secretário de Desenvolvimento Urbano ressaltou que o contrato assinado pelo Governo do Estado, no valor de R$ 3,300 milhões, prevê, ainda, a realização da chamada sinalização horizontal. “Todos os logradouros que receberem o recapeamento asfáltico também serão beneficiados por uma nova pintura de sinalização”, completou o secretário, acrescentando que, apesar da duração contratual da obra ser de cinco meses, a expectativa do governo municipal é que boa parte do trabalho esteja concluída antes da chegada do período de chuvas mais fortes, que, normalmente, caem no município nos meses de julho e agosto.

Além do recapeamento asfáltico das ruas e avenidas mais movimentadas de Ilhéus, o governador Jaques Wagner também autorizou a pavimentação dos extremos da BR 415, nos acesso às cidades de Ilhéus e Itabuna, cuja obra – no valor de R$ 8 milhões - será realizada pelo Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba).

Usina – O secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus, Isaac Albagli, também comentou o anuncio feito pelo prefeito Jabes Ribeiro de que o município está adquirindo uma usina asfáltica. “Este equipamento, cuja aquisição já se encontra em processo de licitação, será fundamental para fazermos a manutenção das vias que receberão o asfalto. Além disso, ele também servirá para melhorarmos os demais logradouros da cidade”, completou.